Para todo trabalhador amparado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), um dos direitos obrigatórios das empresas é o depósito do FGTS.
Neste sentido, essa quantia costuma ser muito utilizada pelos cidadãos para quitação de dívidas ou compra de imóveis. Sendo assim, vamos te mostrar o que o FGTS/PIS realmente são!
Uma pesquisa do Serasa apontou que 52% da população brasileira não sabe para que serve o FGTS.
Além disso, a pesquisa também apontou que os brasileiros não sabem como sacar o valor, além de terem um conhecimento superficial sobre esse famoso direito trabalhista.
Neste sentido, para você entender melhor como funciona esse direito, além de entender como poder sacá-lo, vamos te mostrar o que são e como funcionam o FGTS/PIS! Confira abaixo.
O que é o saque FGTS?
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é destinado a todo trabalhador demitido sem justa causa. Assim, no início de cada mês os empregadores devem depositar em contas abertas na Caixa em nome dos funcionários, 8% do valor do seu salário.
Neste sentido, caso não haja demissão por justa causa, o trabalhador poderá sacar o saldo do FGTS em algumas situações. Além disso, em casos de acordo para demissão, o funcionário também recebe o FGTS. Atualmente, existem dois tipos de saque do FGTS, sendo eles:
Saque Imediato (Emergencial)
Devido à pandemia do covid-19, o Governo Federal liberou o saque imediato, ou emergencial do FGTS. Assim, quem possui conta ativa ou inativa do FGTS poderá sacar até R$1.045,00.
Saque-aniversário
No começo de 2021, o Governo Federal liberou o saque-aniversário do FGTS. Neste caso, o trabalhador deverá acessar o aplicativo do FGTS para aderir ao saque.
Dessa forma, ele terá direito a sacar uma porcentagem do seu FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.
No entanto, vale citar que quem opta pelo saque aniversário, não terá direito a sacar o saldo total quando for demitido da empresa.
Sendo assim, o trabalhador receberá somente a multa de 40%. Neste sentido, muitos especialistas apontam que o saque-aniversário não é benéfico aos trabalhadores.
Quem pode sacar o saldo do FGTS?
Para poder sacar o saldo do FGTS, é necessário mencionar que a funcionalidade só está disponível aos trabalhadores que se enquadram em uma das modalidades de saque previstas por lei.
Além disso, é necessário que exista um valor liberado para saque.
Como emitir o extrato do FGTS?
Agora é possível emitir o extrato do FGTS sem precisar ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, basta acessar o site da Caixa ou instalar o aplicativo FGTS (Android|iOS), informando seu CPF e senha. Assim, o documento estará disponível em formato PDF.
Como consultar o saldo do FGTS pelo CPF?
A princípio, vale citar que você deve sempre conferir se o seu FGTS está sendo realmente depositado todos os meses. Para isso, basta conferir o saldo do FGTS.
No entanto, você não precisa do número NIS para isso, pois basta acessar o aplicativo FGTS com CPF e senha para consultar o saldo.
Como consultar o saldo do FGTS por telefone?
Se você não pode acessar o seu FGTS pelo aplicativo, existe uma opção simples de contato telefônico. Assim, para entrar em outro com o número 0800 726 0207 e informar seu número NIS e data de nascimento.
Por lá, é possível conferir saldo, status e qualquer irregularidade com o seu FGTS.
Como consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo INSS?
Para realizar a consulta do saldo pelo app FGTS é bastante simples. Basta seguir o passo a passo:
- Instalar e acesse o aplicativo FGTS;
- Na tela inicial, clique na aba “Meu FGTS”;
- Em seguida, clique na opção “Ver Extrato”;
- Por fim, clique na opção “Gerar Extrato PDF” para ter acesso ao seu saldo.