• Início
  • News
  • Evitar fraudes no cartão de crédito: veja como se proteger

Evitar fraudes no cartão de crédito: veja como se proteger

Anúncio Publicitário
Lucas Pires
5 de abril de 2021

Com um aumento significativo em 2021, as fraudes no cartão de crédito tem se torno uma dor de cabeça na vida de muitos brasileiros, com um aumento nas reclamações de 111% em comparação ao ano de 2019 segundo dados a agencia Senacon.

Publicidade - OTZAds

Em meio a pandemia as compras online se tornaram uma alternativa agradável, contudo o numero de fraudes nos cartões de crédito e debito mais que dobrou.

Segundo dados do Senacon as reclamações de cobranças não reconhecidas aumentaram e mais de 111%, dados relativo ao mês de julho de 2020 comparados a mesmo período no ano de 2019.

O perfil das vitimas do golpe é bem diversificado, fazendo com que independe-te de ser idoso ou possuir poucas habilidades na hora da compra, deve-se procurar ajuda quando desconfiar.

Cartão clonado está sendo usado por alguém oque eu faço? se foi vitima ou está ocorrendo movimentações estranhas no seu cartão de crédito, o certo a se fazer é fazer um registro boletim de ocorrência, é de vital importância registrar um BO para que o usuário consiga se respaldar e se resguardar de possíveis prejuízos.

Outra media importante a ser tomada é buscar o contato com agencia financeira que administra o seu cartão de crédito ou debito, dando inicio a solicitação imediata ao bloqueio do cartão. Muito bancos virtuais e APPs já fornece essa função pelo aplicativo, como o banco Inter, que é possível fazer o bloqueio do cartão pelo aplicativo.

Veja as principais recomendações para não cair no golpe do cartão de crédito clonado.

Publicidade - OTZAds

Golpe do cartão de crédito clonado: atenção na hora de fornecer os dados

Anúncio Publicitário

Todo cuidado é pouco, mantenha sempre em alerta com possíveis promoções irresistíveis geralmente publicada em redes sociais, pois elas podem ser o gatilho para capturar seus dados na hora da compra.

Fraudes no cartão de crédito: veja como se proteger

Evitar enviar dados a agentes que se identifiquem como instituições financeiras como bancos, seja por telefone ou por e-mail, em geral as instituições financeiras não entram em contato para a solicitação de dados como numero do cartão de crédito ou até mesmo o código de segurança.

Evite passar as seguites informações como: Numero do cartão de crédito, código de segurança localizado atrás do cartão, nome ou até mesmo CPF.

Atenção a link maliciosos

Anúncio Publicitário

Tenha muita atenção a link maliciosos, muito comum o envio de links maliciosos com intuito de capturar dados dos indivíduos.

Os link vem por via e-mail com uma proposta ou um determinado produto com um super desconto ou até a seguinte notícia, o usuário ganhou uma super quantia em dinheiro (prêmio) em que o mesmo é solicitando os dados do cartão ou dados pessoais para o resgate.

E-mails de pessoas ou instituições que você não possui conhecimento, evite abrir os e-mail que caem em spam e sempre mantenha atualizado um antivírus para proteção dessas possíveis captura de dados.

Publicidade - OTZAds

Verificar reputação no reclame aqui

Anúncio Publicitário

Muitas das empresas fraudulentas são novas no mercado tendo assim pouca credibilidade ou até mesmo nenhuma, é essencial antes de efetuar a compra ou determinada transação fazer uma checagem da loja.

Verifique se determina empresa é de boa procedência, no site reclame aqui que possui comentários e experiências de alguns usuários sobre determinada empresa.

Verificar extrato e acompanhamento das transações

Anúncio Publicitário

Não sabe como verificar extrato ou até mesmo as transações realizadas, muitas das instituições que gerenciam os cartão sempre disponibilizam as opções de receber as notificações de cada transação por via SMS ou notificações via app, fazendo com que o consumidor tenha total acesso ao que ocorre em tempo real relacionado ao seu financeiro.

O acesso ao App é de vital importância, pois com muita praticidade o usuário consegue acompanhar todos seus dados bancário evitando assim as fraudes no cartão de crédito.

Fraudes no cartão de crédito use o cartão virtual

Anúncio Publicitário

O cartão de crédito virtual veio para evitar possíveis situações de clonagem de cartão ou uso inapropriado do mesmo.

A maioria dos bancos oferece essa ativação do cartão virtual aonde são gerados os dados do cartão para a utilização nas compras, vale ressaltar que por mais que os seus dados do cartão virtual seja vasados ou hackeados o processo é simples, basta gerar um novo cartão virtual é o golpista não terá acesso ao mesmo.

Veja o vídeo a seguir de como se prevenir Folha de S.Paulo.

Créditos do vídeo: YouTube Folha de S.Paulo.


Últimos artigos

Anúncio Publicitário
6 de outubro de 2021

Cartão de crédito LGBTQIA+ C6 Bank lança cartão Rainbow arco-ires

Anuncio Publicitário
27 de setembro de 2021

Niterói distribui cartão Renda Básica para os usuário que mudou do MEI para o Cadúnico

Anuncio Publicitário
24 de agosto de 2021

Cartão de crédito do banco original com isenção da anuidade para 3 versões

Anuncio Publicitário
Anuncio Publicitário
Anúncio Publicitário

Cartãode veio com o objetivo de fornecer dados dos melhores produtos financeiros do mercado, sempre buscando trazer o melhor conteúdo com extrema confiabilidade ao leitores.

© 2021 Cartãode - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Azarod.