Desde a sua criação em 2004, o cartão Bolsa Família já beneficiou milhões de famílias em situação vulnerável no Brasil.
Neste sentido, o programa, renomeado para Auxílio Brasil, ainda continua ativo, oferecendo acesso social para milhões de pessoas. Sendo assim, confira como solicitar o Bolsa Família de maneira simples e rapida.
Historicamente, o Bolsa Família sempre foi um dos programas sociais mais populares do Brasil. Ao longo dos anos, a forma de ingresso e os critérios para seleção foram alterados, mas, a base para aprovação continua sendo a mesma, para garantir que o programa não seja utilizado indevidamente pela população.
Além disso, devido à mudança de governo, o nome Bolsa Família foi retomado, extinguindo o antigo Auxílio Brasil.
Sendo assim, confira abaixo quais são os tipos de benefícios disponíveis no Bolsa Família e como se cadastrar para ser um beneficiário.
Quais são os tipos de benefício do cartão Bolsa Família?
Embora o cartão Bolsa Família seja voltado para famílias extremamente pobres, o Governo Federal determinou alguns benefícios que contemplam várias outras famílias. Confira:
Benefício Básico
Este benefício é conclusivo para as famílias com renda mensal de até R$89 por pessoa.
Benefício Variável
Este tipo de benefício é destinado a famílias em situação de pobreza, especialmente aquelas que possuam gestão, mães que amamentam, e crianças e adolescentes de zero a 15 anos.
Leia mais sobre: Quem tem direito ao cartão bolsa família
Neste caso, o valor do benefício pode ser alterado, dependendo da condição apresentada no momento da inscrição.
Benefício Variável Jovem
Similar ao benefício anterior, este possui as mesmas características de cadastro, no entanto, ele é voltado para famílias que possuam adolescentes entre 16 e 17 anos. Assim como no caso anterior, o valor do benefício pode ser diferenciado, a partir das informações cedidas no cadastro.
Benefício para Superação de Extrema Pobreza
Com a missão de combater a extrema pobreza, esse benefício não conta com um valor fixo para recebimento. Sendo assim, isso ocorre devido à variação do cálculo realizado pelo governo, uma vez que este benefício pode ser concedido a vários membros familiares.
Como receber o Cartão Bolsa Família?
Como o Bolsa Família é um programa com um sistema de aprovação rígido, existem três etapas para ser um beneficiário. Confira:
1 – Cadastramento
O primeiro passo para receber o Bolsa Família é o cadastramento. Assim, caso a sua família esteja nos requisitos mencionados, você poderá buscar o setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade.
No cadastro, é necessário apresentar um documento de identificação para integrar o Cadastro Único (CadÚnico).
2 – Seleção
Após o cadastro, o Ministério do Desenvolvimento Social realiza a seleção do Bolsa Família. Para isso, ele usa a base de dados inserida nas prefeituras, através do Cadastro Único. Feita mensalmente, a seleção avalia todos os critérios usados no cadastro, como a composição familiar e renda de cada integrante.
3 – Pagamento
Após a seleção, caso a sua família seja selecionada, já é possível receber o pagamento do Bolsa Família. Basicamente, o valor do benefício é definido pelo tipo familiar, sem contar que existe um calendário de pagamento fixado pela Caixa Econômica Federal.
Como solicitar o Cartão Bolsa Família?
Primeiramente, é necessário pontuar que não existe um cadastro direto para o Bolsa Família. Neste sentido, é necessário realizar o Cadastro Único (CadÚnico) para, então, ser possível ir para a seleção do programa.
Dessa forma, você deve comparecer ao CRAS mais próximo, portanto seu CPF e o Título de Eleitor. Além disso, é necessário apresentar documentos de identificação com foto para cada membro da família, com menos de 18 anos, que podem ser apresentados com a Certidão de Nascimento.
Por fim, basta comparecer ao CRAS ou órgão responsável na sua cidade, e apresentar a documentação necessária. Por lá, eles também informaram os prazos e condições para a sua aprovação.